Fluido de freio

Responsável por parar o automóvel, o sistema de frenagem é um complexo e delicado sistema, com peças de precisão que funcionam em cadeia.

Quando o pedal é pisado, o servo-freio (ou hidrovácuo) amplifica, a partir de vácuo gerado pelo sistema de admissão do motor, a pressão de fluido que aciona o cilindro (ou burrinho) mestre. O fluido pressurizado aciona as pinças, que forçam pastilhas contra discos, e os cilindros (ou burrinhos) de roda, que forçam as lonas contra tambores (ou panelas) de freio.

O sistema não pode ter vazamentos, umidade ou bolhas de ar, sob risco de perder ação numa frenagem.

Porque substituir o fluido periodicamente? O fluido de freio é higroscópico (absorve lentamente a umidade do ar), o que baixa o ponto de ebulição do fluido. Num momento de solicitação, o sistema atinge temperaturas elevadas próximo às rodas do veículo; se o fluido entrar em ebulição, aparecerão bolhas de ar (que diferentemente do fluido, admitem compressão). O motorista notará um pedal de freio esponjoso e o desempenho da frenagem será muito ruim, isso se não ficar sem freio!

Além disso, o fluido de freio tem um pH adequado para não corroer êmbolos, molas, válvulas e borrachas internas do cilindro (ou burrinho) mestre e dos tubos flexíveis que o levam até as rodas.

Aconselhamos inspecionar a cada 10.000 km todo o sistema e trocar preventivamente o fluido de freio a cada 10.000 km (ou 1 ano), no caso do DOT 3, ou a cada 20.000 km (ou 2 anos), no caso de DOT 4 ou DOT 5.

Por fim, recomendamos sempre utilizar fluido de uma embalagem nova ou recentemente deslacrada, o que evita que tenha havido contaminação prévia com a umidade do ar. Nunca guarde frascos de fluido de freio – principalmente no carro – pois além da contaminação com umidade, qualquer vazamento ocasionará corrosão na pintura do carro.



 
 

Veja como Autodo pode auxiliar você a encontrar a melhor opção

Encontre o carro ideal com nossa assessoria personalizada


Descubra o que Autodo pode fazer por você e pelo seu carro

Submeta seu carro a nossos cuidados e você se surpreenderá

Copyright © AUTODO. Todos os direitos reservados