Lenda da troca de óleo

O frentista pede para abrir o capuz do motor e começa a mexer lá dentro. Retira a vareta do nível de óleo, limpa-a, coloca-a e novamente a retira. O cliente ouve “Senhor, o nível do óleo está baixo, está faltando um litro!”. Ou ele vem até o cliente com a ponta da vareta suja de óleo, põe o dedo indicador e o polegar e mostra: “Senhor, o óleo já está escuro e muito fino (ou grosso). Está na hora de trocar!”. Aí vem com a solução: “Temos óleo para 3 mil, 5 mil e 7 mil km...”. Essas falas são muito comuns e é preciso cautela para não ser enganado.

Primeiro porque, muitas vezes o frentista não introduz completamente a vareta, o que resulta numa medição de nível incorreta. Se no motor for colocado mais óleo do que o especificado no manual do proprietário, é certo que haverá encharcamento das velas de ignição dos cilindros, o que provocará um círculo vicioso de queima insuficiente da mistura ar/combustível comprimida, com carbonização dos cilindros e danos ao catalisador.

Segundo, porque a coloração do óleo pouco indica que esteja velho e insuficiente para entregar adequadamente suas características físico-químicas de lubrificante. Pior ainda é o frentista testar a viscosidade “no dedo”... A viscosidade é testada em laboratório, por aparelhos precisos chamados viscosímetros. Já sobre a validade do óleo (3 mil, 5 mil e 7 mil km), outra lenda, pois o que indica a durabilidade de um óleo lubrificante não é tão somente o tipo de óleo, mas sim o tipo motor (cada motor solicita o óleo de maneira diferente) e o uso que se faz do veículo (exemplo: percurso rodoviário, trânsito pesado, percursos menores que 7 km).

Portanto, cumpra rigorosamente as recomendações do fabricante para os intervalos (km e meses) de troca de óleo lubrificante do motor. E a recomendação Autodo é que troque também o filtro de óleo em todas as trocas de óleo. Isso faz com que o óleo e o motor durem mais.



 
 

Veja como Autodo pode auxiliar você a encontrar a melhor opção

Encontre o carro ideal com nossa assessoria personalizada


Descubra o que Autodo pode fazer por você e pelo seu carro

Submeta seu carro a nossos cuidados e você se surpreenderá

Copyright © AUTODO. Todos os direitos reservados